top of page
  • FPMBP

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março em diversos países do mundo. Essa data tem como objetivo celebrar as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres, além de destacar a importância da igualdade de gênero e da luta pelos direitos das mulheres.

A história por trás do Dia da Mulher remonta ao início do século XX, quando as mulheres resistiram a lutar por seus direitos, incluindo o direito ao voto, melhores condições de trabalho e igualdade salarial. Em 1908, um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Nova York reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade salarial, o que resultou na criação do primeiro Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos.

Em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague, a líder socialista alemã Clara Zetkin provocou a criação do Dia Internacional da Mulher como uma forma de unificar as lutas das mulheres em todo o mundo. A data escolhida foi 8 de março, em homenagem à manifestação das mulheres em Nova York dois anos antes.

Desde então, o Dia Internacional da Mulher tem sido uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres e refletir sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Apesar de muitos avanços terem sido alcançados, as mulheres ainda enfrentam desigualdades em diversos aspectos da vida, incluindo no mercado de trabalho, na política e na educação.

Em muitos países, as mulheres ainda recebem as menores do que os homens pelo mesmo trabalho, e têm menos oportunidades de ascender em suas carreiras. Além disso, a violência contra as mulheres continua sendo um problema global, afetando milhões de mulheres em todo o mundo.

O tema do Dia Internacional da Mulher de 2021 é "Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo COVID-19". A pandemia da COVID-19 afetou desproporcionalmente as mulheres, especialmente aquelas que trabalham em setores essenciais, como a saúde e o atendimento ao cliente. O tema deste ano destaca a importância de garantir que as mulheres tenham voz e participação nas decisões que fizeram suas vidas.

Em suma, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres, mas também para lembrar que ainda há muito trabalho a ser feito para garantir a igualdade de gênero em todo o mundo. É um momento para refletir sobre os desafios que as mulheres enfrentam e se comprometem a trabalhar para criar um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas, independentemente do gênero.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page